sábado, 4 de junho de 2011

[Vídeo do Dias] UPS And DOWNS Moments Away

A Austrália é realmente um paraíso, não só pelos inúmeros atributos que dispõe - livre, belo, clima agradável, praias lindas, país altamente desenvolvido, povo amigável, alto astral, índices baixos de violência, quase nulos de analfabetismo, e etc - mas também por sua contribuição aos amantes do rock na sua essência.

A sonoridade vinda desta terra abençoada, é simples, porém irresistível, o sotaque peculiar do continente, faz um casamento perfeito com as melodias ensolaradas e envolventes desenvolvidas por lá.

Em cada esquina, cada pub, é possível encontrar um punhado de bandas tentando um lugar ao sol, uma mais atraente que a outra. Como estamos bem distantes deste cenário, temos que ficar atentos.

Só para citar alguns artistas oriundos desta ilha paradisíaca, do final da década de 70 para cá, temos: o punk magistral do The Saints capitaneado pelo gênio Ed Kuepper e depois por Chris Balley, os consagrados Hoodoo Gurus, Midnight Oil, The Church e o Go-Betweens. Além, de uma infinidade de outros menos conhecidos, como: The Chevelles, Michael Carpenter, Danny McDonald, Falling Joys, Ice Cream Hands, o também genial Dom Mariani e seus deliciosos projetos com o The Stems, The Someloves e DM3, entre muitos outros.

Como deu para perceber, é preciso estar com a sensibilidade aguçada para não deixar passar um grande trabalho, quase sempre obscuro. Muitos ficaram no limbo, como os Ups And Downs e seus dois espetaculares álbuns, que até hoje, sequer ganharam reedições em formato digital.

Eles surgiram no início dos anos 80 em Brisbane, capital do Estado de Queensland. Percorreram um longo caminho gravando ótimos singles, até chegarem ao seu primeiro álbum "Sleepless" - obra prima do underground australiano - em 1986, através da PolyGram. É notório que buscaram inspiração na segunda fase do formidável The Flamin´Groovies (Shake Some Action-Now-Jumping In The Night), inclusive, o nome da banda foi copiado de uma música deles.

O estilo do Ups And Downs é caracterizado pelo som inconfundível das guitarras rickenbacker, elas te levam para um território misto, capaz de unir a atmosfera inventada anos antes pelo R.E.M., com a elegância refinada dos seus conterrâneos do The Church.

Moments Away, registrada ao vivo no vídeo abaixo em um programa da tevê australiana, revela a magia na sua forma mais simples, executada por cinco rapazes que sonhavam com o sucesso naquele momento. Se ele não veio, não importa, ao menos nos deixaram uma performance arrebatadora como esta.

Hipnótico!!!


Artista: Ups And Downs
Canção: Moments Away (faixa 1)
Álbum: Underneath The Watchful Eye
Compositor: Darren Atkinson
Ano: 1988
Selo: Mushroom

Um comentário:

  1. Excelente, hein, Sergio? legal que o vocal canta muito bem ao vivo. os dois albuns são excelentes, rolam singles tb, vale a pena procurar.

    Rafa.

    ResponderExcluir