quinta-feira, 16 de junho de 2011

[Vídeo do Dias] LANCELOT LINK And The EVOLUTION REVOLUTION Evolution Revolution

A cena Bubblegum nascida no final dos anos 60 e início dos 70, foi capaz de produzir inúmeras bandas legais.

Todas vinham na esteira dos Beatles (primeira fase), sempre direcionada ao público adolescente, e quase na sua totalidade fictícias. Os criadores usavam músicos e produtores profissionais para aparentar uma banda real, o som era leve e extremamente melódico.

Archies, Partdridge Family, Cowsills, Banana Splits e principalmente os Monkees, alcançaram enorme sucesso comercial, emplacando verdadeiros hits na época. No caso dos Monkees, inclusive, aprenderam a tocar e produzir seus próprios álbuns, a partir do terceiro trabalho.

Uma das mais exóticas, sem dúvida, foi o Lancelot Link And The Evolution Revolution. Um grupo formado por macacos, vestidos com trajes psicodélicos, fantasiando um som ligeiramente mais adulto. Devido ao sucesso nos Estados Unidos, chegaram a lançar um álbum com doze faixas inéditas.

Para a química funcionar, o destino uniu Steve Hoffman, um cantor desconhecido, funcionário da tevê ABC e Steve Barri, produtor do Grass Roots, ótima banda californiana, dona de vários sucessos da era-AM Radio, como "Let´s Live For Today" e "Midnight Confessions".

Hoffman escrevia e cantava, os arranjos eram executados por oito músicos contratados, e Barri produzia as bases em paralelo com as do Grass Roots, adicionando a voz de Steve no final. O resultado era um fuzz psicodélico carregado de sintetizadores, bem elaborados, que contrastavam perfeitamente com o visual exótico e alucinante dos chipanzés.

Os personagens do grupo, faziam parte do seriado homônimo apresentado originalmente pela ABC, de setembro de 1970 até setembro de 1972, num total de 17 episódios. Foi criado pelos famosos e consagrados escritores de comédias norte-americana Stan Burns e Mike Marmer. Aqui no Brasil, a série chegou a ser exibida pelo SBT, com o título "O Macaco Tá Certo".

Os personagens principais eram Lance Link e Mata Hari, sua companheira. Eles recebiam ordens de uma organização secreta, que tinha como finalidade, prevenir e proteger a humanidade dos malfeitores.

Ao final de cada episódio, a banda formada por: Lance Link (guitarra), Mata Hari (tamborim), Sweetwater Gibbons (piano) e Bananas Marmoset (bateria e percussão), interpretava uma faixa exclusiva. O anúncio era feito por Ed Simian, uma alusão ao famoso apresentador de tevê americana, Ed Sullivan.

Come on baby...


Artista: Lancelot Link And The Evolution Revolution
Canção: Evolution Revolution (faixa 12)
Álbum: Lancelot Link And The Evolution Revolution
Compositor: Steve Hoffman
Ano: 1970
Selo: ABC Music / Dunhill

5 comentários:

  1. o amigo descreveu bem. percebe tambem o caldeirão de influencias? uma mistura grudenta de monkees e clementina de jesus, nao acha?

    ResponderExcluir
  2. Pode depois escrever também sobre os "Banana Splits", uma série infantil da época que tinha músicas bem legais também

    ResponderExcluir
  3. Sim, André! Pedido é uma ordem, já está em pauta. Vale adiantar, que as músicas do Banana Splits são ótimas também.

    ResponderExcluir
  4. Fala Sérgio,
    Legal o teu blog , o Rafa quem me passou.
    Muito bem lembrado do Lancelot Link, adorava essa 'macacada'
    Ouvindo hoje as músicas elas ainda me parecem mais legais ainda.
    Arrumou o LP de época ? Acho que não saiu em CD ,pelo menos oficialmente.
    Não esqueça do 'classico' que o André pediu ' Banana Splits' :-)
    VALEU
    Claudio

    ResponderExcluir
  5. Fala Claudio! Que prazer tê-lo no blog, legal que você gostou!!! Música é mesmo uma coisa fascinante, às vezes não damos atenção numa época e depois elas entram bem. Outro dia vi um vídeo do Bruce Springsteen (alias devo postá-lo em breve), gostei, fui procurar e achei num LP que eu não dei muito valor quando comprei. Escutei novamente e fiquei encantado! Quanto ao LP do Lancelot Link, não tenho, parece que é bem raro, peça de colecionador, e não saiu em CD. Aguarde, vou postar em breve o Banana Split, as músicas deles são ótimas. Abração!

    ResponderExcluir