terça-feira, 31 de maio de 2011

[Vídeo do Dias] JACKSON BROWNE These Days

Este singer-songwriter norte-americano - apesar de ter nascido na Alemanha - inexplicavelmente acabou não se tornando um artista mundialmente consagrado. Alguns críticos, o acusam de ter seguido uma linha única ao longo da carreira, fato comprovado na sua vasta discografia.

Mas, para quê mudar? Se Browne é um gênio no tipo de música que faz!

Clyde Jackson Browne nasceu em Heidelberg, filho de americanos, aos três anos desembarcava em Los Angeles, com 15, começa a cantar música folk e aos 18, ingressa no Dirty Nitty Gritt Band, ótima banda de country e bluegrass. Em 1971, inicia uma sólida carreira solo, criando sucessos próprios e emprestando outros, como Take it Easy (em parceria com Glenn Frey), hit com o Eagles.

These Days - a faixa em questão - foi escrita ainda na época do colégio. Nela, ele revela toda a sua amargura, expõe a angustia e relembra seus fracassos, como se projetasse o futuro que estava por vir. Browne passou um período turbulento no ápice da carreira, com a morte de sua primeira esposa, que se suicidou aos 30 anos, por overdose de barbitúricos.

Entre 1973 e 1977, viveu sua fase mais fértil, deixando álbuns fabulosos como: "Late For The Sky", "The Pretender" e "Running on Empty", se consolidando como um artista completo. Mesmo com uma voz cativante, o dom especial para compor e tocar piano, somado ao talento incomparável para criar arranjos atraentes, não o faziam uma unanimidade entre os críticos..

Nas décadas seguintes seus álbuns foram perdendo o brilho, ao mesmo tempo, ele passa criticar o governo americano, protestando através da música ou participando de organizações contra guerras e usinas nucleares, chegando a ser preso. Teve também um conturbado relacionamento amoroso com a atriz Daryl Hannah. 

O vídeo selecionado abaixo mostra o artista já veterano em 2005, no Kokua Festival, evento realizado anualmente em Waikiki, no Hawaii.

Numa cadeira de madeira, o trovador e seu violão, velho companheiro, canta e toca macio. Tranquilo, como um mestre solitário passando aos discípulos toda a experiência adquirida no espinhoso caminho que trilhou. De repente, um jovem empunhando seu trompete, rouba a cena, desnuda a alma de Browne, decifrando e expondo toda a tristeza nele contida.

Num breve diálogo, tenta consolá-lo... Num singelo olhar, Browne sugere que continue...

Eu estive andando... eu não falo muito... esses dias, esses dias...esses dias eu pareço pensar bastante...
Por favor não me cofronte com meus fracassos... eu não esqueci deles...


Artista: Jackson Browne
Canção: These Days (faixa 5)
Álbum: For Everyman
Compositor: Jackson Browne
Ano: 1973
Selo: Asylum

3 comentários:

  1. sérgio, grande texto e o cara é muito bom mesmo!!!!! estou baixando um cd dele de 2010 chamado Jackson Browne And David Lindley – Love Is Strange En Vivo Con Tino (2010). grande talento que descobri e passarei a ouvi-lo com muita atenção!!!!
    abs

    ResponderExcluir
  2. Obrigado e fico feliz por te fazer apreciar um grande músico! Procure escutar os três álbuns que citei no texto, são eles: The Pretender, Late For The Sky e Running On Empty, são obrigatórios. Abs.

    ResponderExcluir
  3. Prefiro até a versão da Nico dessa música.
    Está no álbum "Chelsea Girl"

    ResponderExcluir