domingo, 12 de junho de 2011

[Vídeo do Dias] The BEACH BOYS Caroline, No

Especialmente para o "Dia dos Namorados", selecionei uma das mais belas canções de amor já criadas em todos os tempos.

Caroline, No, encerra a obra-prima conceitual dos Beach Boys - insuperável banda norte-americana - concebida em 16 de maio de 1966, após um longo e exaustivo processo de criação.

Brian Wilson, o líder genial da banda, ficou impressionado quando ouviu "Rubber Soul" dos Beatles, - "Era uma coleção de canções que de alguma forma eram juntas, como em nenhum álbum fora feito antes", disse. Logo em seguida, encarou como um desafio particular, compor um grande álbum.

O destino fez Brian conhecer Tony Asher - redator e compositor de jingles publicitários - com quem escreveu em parceria praticamente todo o álbum. Em "Pet Sounds", foi abandonada a forma de compor dos álbuns anteriores. Nele, são acrescentados instrumentos unusuais, doses de éco e reverberação, aliados a harmonias vocais delicadas e consistentes.

Este resultado refinado pode ser comprovado na faixa escolhida. Caroline, No, uma arrebatadora canção de amor, nos brinda com uma melodia irresistível. A letra fala de desilusões, que foram crescendo gradativamente, revelando o desespero em trazer a pessoa amada de volta.

O vídeo abaixo captura a canção, numa versão gravada durante as sessões do álbum "Stars and Stripes - Vol. 1", em 1996. Traz a participação de Timothy B. Schmit, emprestando sua bela voz. Por sinal, Timothy integrou o Eagles e o Poco, duas grandes bandas californianas da década de 70.  Tudo supervisionado sob os olhares atentos de Brian Wilson.

Onde está a garota que eu conhecia ... Como você poderia perder esse brilho feliz ...
Quebre meu coração ... Eu quero ir e chorar... É tão triste ver uma coisa doce morrer ...
Como eu poderia encontrar em você de novo ... Coisas que me fez te amar tanto, em seguida... 
Poderíamos trazê-las mesmo de volta depois de terem passado ... OH, CAROLINE NO


Artista: The Beach Boys
Canção: Caroline, No (faixa 13)
Álbum: Pet Sounds
Compositores: Brian Wilson e Tony Asher
Ano: 1966
Selo: Capitol

Nenhum comentário:

Postar um comentário