terça-feira, 28 de junho de 2011

[Vídeo do Dias] BLOW UP My Special Angel / Rainbow

Tivo e Robson, ainda Black Cats.
Em 1965, nascia em Santos, no bairro do Macuco, o grupo The Black Cats, formado pelos amigos de escola, Robson (guitarra solo), Hélio (bateria), Tivo (baixo e vocal), Zé Luis (vocal), Nelson (teclado) e Adalberto (guitarra base). 

Com muito talento, os garotos ensaiavam e depois reproduziam versões fiéis dos discos que chegavam do exterior ao Porto de Santos. Na onda da Jovem Guarda, começam a tocar nos bares e clubes da região. 

A fama local levou os rapazes a se apresentarem no programa "Almoço Musicado" de Hugo Santana, na extinta tevê Excelsior. 

Logo em seguida, conheceram o cantor e compositor mineiro Zegê (mais tarde conhecido por Zé Geraldo), que os convida à acompanhá-lo em seus shows. 

O resultado desta união foram dois compactos gravados pelo selo Mocambo.

Três anos depois, por já existir outro Black Cats, inclusive patenteado, os garotos, sem alternativa, se veem obrigados a trocar de nome, passando a se chamar Blow Up, baseado em um filme homônimo do cineasta italiano Antonioni.

Em 1969, assinam contrato com a gravadora Caravelle, e gravam o seu primeiro disco, chamado Blow Up. O álbum, mescla composições cantadas em português, com versões em inglês, muito bem escolhidas, como: Time Of The Season do Zombies, Let Me do Paul Revere & The Raiders, My Special Angel do Vogues, entre outras. 

Blow Up (primeiro álbum)
No ano seguinte são convidados para participarem do filme “Se Meu Dólar Falasse”, estrelado por Grande Otelo e Dercy Gonçalves.

O segundo álbum veio em 1971, também pela Caravelle, novamente sem um título específico, o disco também fica conhecido por "Expresso 21". Diferente do anterior, este registro traz somente composições em português, e apresenta mudanças na sua formação original: Lobão assume o vocal, em substituição a Zé Luis.

Blow Up (segundo álbum)
Estes dois álbuns hoje em dia, integram as listas de mais procurados por colecionadores, inclusive internacionais, sendo que o segundo, tem sua capa publicada no livro "1001 Record Collector Dreams", do pesquisador austríaco Hans Pokora.

Em 1972, ainda pela Caravelle, o Blow Up lança um compacto simples, chamado Quem Manda Nesse Mundo É o Dinheiro.

O sucesso comercial poderia ter vindo quatro anos depois, quando o grupo assina contrato com a Philips. A canção Rainbow, lançada em compacto pela nova gravadora, alcança as paradas de sucesso, entra na trilha sonora da novela “Anjo Mau” da Rede Globo e com ela, o grupo obtém a primeira colocação no “Globo de Ouro”. A faixa também é apresentada especialmente no programa “Fantástico”, todos da mesma emissora.


No mesmo ano, ganhariam o prêmio de melhor banda do estado de São Paulo, segundo a imprensa especializada, entregue no ginásio do C.A. Juventus. Em 1977, o Blow Up entraria no estúdio para gravar mais um compacto, “Pamela Poon Tang”. A faixa deste single, também faria parte da compilação "Sua Paz Mundial - Volume 4".

O tempo passava e o sucesso merecido não chegava, então, mesmo depois de tentativas frustradas com gravadoras, que impunham condições, ou queriam grupos populares no seu elenco, a banda tenta fazer um disco independente, mas os obstáculos da época eram muitos e o projeto acaba ficando engavetado.

Já no final da década de 80, após brigas internas e com a perda importante de Robson, falecido em um trágico acidente, o Blow Up, resolve encerrar suas atividades. Mas, a chama não se apagaria por completo, o retorno aconteceria alguns anos depois, com o grupo voltando a se apresentar num espaço próprio, o “Blow Up Club”, e posteriormente, com o encerramento do local, em bares e clubes da Baixada Santista.


Com um público fiel, que lota todas as suas apresentações, a banda hoje, executa - com perfeição - sucessos dos Beatles (sua especialidade) e de outros grandes artistas dos anos 70, como: Creedence Clearwater Revival, Elton John, America, Deep Purple, Bee Gees, e até de grupos mais recentes, como o R.E.M.

Inclusive, o grupo aproveitou o apelo dos fãs, para gravar dois cds ao vivo, registrados durante estas apresentações citadas acima. 

Atualmente, o Blow Up não possui nenhuma pretensão de retorno ao cenário musical, simplesmente quer deixar um registro na história cultural do rock nacional.

Abaixo, selecionei quatro momentos distintos da longa trajetória percorrida pelo Blow Up. Primeiro, confira a bela versão de My Special Angel, faixa do primeiro álbum. Depois, duas faixas inéditas, registradas no filme "Se Meu Dólar Falasse", em seguida, duas versões da clássica Rainbow, a versão original que fez parte da novela global, e uma ao vivo, mais recente, em Santos. 

My Special Angel, extraída do seu primeiro álbum (1969).

What Do You Have In Your Mind? / Melopeia Blow Up, extraídas do filme "Se Meu Dólar Falasse" (1970)

Rainbow, extraída do compacto da Philips (1976)

Rainbow, gravada ao vivo no Parque Balneário em Santos (2006)

Artista: Blow Up
Canção: My Special Angel (faixa 2)
Álbum: Blow Up
Compositor: J. Duncan
Ano: 1969
Selo: Caravelle


Artista: Blow Up
Canção: Rainbow (faixa 1)
Single: Rainbow / Imitation of Love 7"
Compositor: Dell
Ano: 1976
Selo: Philips

6 comentários:

  1. Parabéns pelo blog. Assisti tudo sobre o Blow Up. Realmente fora de série! Grande abraço, Zé Ricardo.

    ResponderExcluir
  2. Muito bacana esta breve biografia Dias! É legal saber que a banda Blow Up faz parte da história e da cultura do rock nacional!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo belo trabalho de pesquisa Serginho. Blow-Up embalou várias gerações inclusive a minha, eles são referência para vários músicos que conheço. Um grande abraço e sucesso sempre!!!
    ass. Mário Morais

    ResponderExcluir
  4. Na parte do filme de 1970, reparei que o ator que lê o "menu psicodélico" é o cara que dublava a voz do Moe nos "3 Patetas" !

    ResponderExcluir
  5. Valéria Palmieri do Nascimento5 de janeiro de 2012 às 14:28

    Uau,Blow Up!Minha adolescência,Lembro-me de tudo - Clube Saldanha da Gama - eles matavam a pau!Vozes como a do Lobão são singulares,ouvidos apurados p/ a harmonia como a dos músicos desse grupo - hoje é façanha!Que suas músicas embalem o sono eterno de minha melhor amiga...Um dia dançaremos de novo - Eliana Scola Santos - ao som dos melhores de nossa juventude - Blow Up!Valeu!!!

    ResponderExcluir
  6. OI GOSTARIA QUE POSTASSEM FOTOS DE QUANDO UM DOS INTEGRANTES FAZIA PARTE DO GRUPO, SIDNEY GUEDES MELLO FILHO, ELE É MEU PAI. OBRIGADA.

    ResponderExcluir