terça-feira, 19 de julho de 2011

[Vídeo do Dias] The HOLLIES Bus Stop

Inocente mas verdadeiro! 

Este é um trecho extraído da letra de "Bus Stop", eternizada pelos The Hollies, na metade da década de 60. A frase simples, serve para definir com exatidão tudo o que foi vivido durante aqueles anos mágicos de início do rock. Esta ingenuidade só se transformaria em maturidade, com a chegada do psicodelismo em 1967.

Gosto demais destas duas fases distintas, talvez por ter nascido em 67, exatamente no meio desse turbilhão efervescente. Passados mais de 40 anos, sinto-me, como se o subconsciente tivesse gravado no meu início de vida a pureza destas melodias, e ao ouvi-las hoje, me transportasse exatamente para dentro daquela atmosfera.

Os responsáveis pela existência dos Hollies, Alan Clarke e Graham Nash, se conheceram numa escola primária em Manchester, ainda nos anos 50, época em que a juventude britânica era dominada pelo Skiffle (tipo de música rústica com instrumentos de madeira). Eles formaram esta fabulosa banda inspirados nas harmonias vocais dos irmãos Don e Phil dos Everly Brothers.

A partir de 1963 a banda caminhou ao lado dos Beatles na gravadora Parlophone, emplacaram inúmeros singles nas paradas britânicas. Tanto, que o sucesso atravessou o oceano, chegando a América do Sul, onde tiveram uma grande quantidade de versões para seus hits, principalmente no Brasil com a Jovem Guarda.

Nos primeiros anos, os Hollies não compunham seus sucessos, apenas após 1966 passaram a escrever suas próprias canções. "Bus Stop", seria um dos últimos "presentes". A composição é de Graham Gouldman, na ocasião líder do Mockingbirds, e depois integrante do 10cc nos anos 70. Além de "Bus Stop", este músico brtânico é dono de vários outros sucessos, entre eles: "For Your Love" (Yardbirds), "No Milky Today" (Herman´s Hermiits) e "I´m Not In Love" (10cc).

No vídeo abaixo, você vai assistir uma apresentação da banda no "Beat Beat Beat", um programa de tevê alemão registrado em 1967.  No ápice da carreira, os garotos de cara limpa exibem todo o seu talento, entoando versos inocentes, e criando harmonias vocais delicadas em duas partes. Apresentam tramas geniais de guitarras, onde Nash acaba influenciando uma gama de outros grupos, com o modo de tocar sua rickenbacker.

Com vocês, um romance adolescente no ponto de ônibus, com os Hollies!!!

Ponto de ônibus, dia chuvoso, lá está ela... Eu disse por favor divida comigo meu guarda- chuva...
Parada de ônibus, o ônibus se foi, ela ficou, o amor nasceu... Debaixo do meu guarda-chuva...
Aproveitamos o verão todo... Vento e chuva e luz...




Artista: The Hollies
Canção: Bus Stop (faixa 1)
Álbum: Bus Stop
Compositor: Graham Gouldman
Ano: 1966
Selo: Imperial

Nenhum comentário:

Postar um comentário