sábado, 16 de julho de 2011

[Sala de Convidados] RICHARD X. HEYMAN

Senhoras e Senhores!

Este blog tem o prazer de disponibilizar um espaço aos seus leitores, onde o artista - o principal condutor desta magia chamada música - poderá desenvolver, exercitando sua memória, temas confeccionados exclusivamente à ele.

Para inaugurar, eu e meu amigo Rafael Paulino (meu colaborador nesta seção), convidamos ninguém menos do que Richard X. Heyman. Um fabuloso multi-instrumentista americano, que sintetiza na sua música, elementos dos anos 60s e dos 70s, criando um som próprio, carregado de harmonias memoráveis.


De Sérgio & Rafael para Richard X. Heyman: New York através do olhar de um músico de rock nos anos 70.


"Eu cresci em Plainfield, Nova Jersey, um bairro que fica a cerca de 45 minutos de New York City. A cena roqueira em Nova Jersey no início dos anos 70 era, em sua maior parte, baseada em bandas tocando covers de músicas populares, se apresentando em bares. Por isso, foi um verdadeiro choque cultural ir para New York ouvir grupos no auge da CBGB. Primeiro, essas bandas de Nova Iorque tinham seu próprio material, e mesmo que se algumas delas faltava habilidade musical, o faziam com originalidade e exuberância."


"Em 1976, me mudei para Washington, DC, onde me estabeleci tocando bateria para o guitarrista Link Wray. Ao mesmo tempo, inspirado pelas bandas que vi no CBGB, eu fundei um grupo chamado The Rage, fazendo minhas próprias canções, passando a tocar tocar guitarra principal e a cantar. Em 78, fui para Los Angeles, onde eu tinha um emprego estável tocando bateria numa banda de country-rock chamado Cooper Dodge".



"Voltei à Nova York no início dos anos 80 e comecei minha carreira solo a sério. Havia uma cena musical vibrante acontecendo na cidade - Kansas Max City, CBGB, Tramps, Trax, o Club Mudd, da Peppermint Lounge, Private, o Club 80, The Ritz, The Bottom Line, estavam todos bombando. Muitas das canções que a minha banda apresentava nesta época, acabou fazendo parte dos meus dois primeiro álbuns".


"Muitas bandas que hoje são clássicas, estavam bem próximas de mim no início dos anos 80, e Nancy e eu vimos muitos deles de perto. Estávamos a metros de distância quando Bono do U2 tocou no The Ritz. Na verdade, muitos artistas emergentes tocaram no The Ritz: Prince, The Pretenders, Squeeze, The Bangles, The Eurythmics, REM e muitos mais. Marshall Crenshaw já era bastante comentado pelo público local e vimos alguns dos seus shows no CBGB e Trax. Um ano antes de se tornarem estrelas internacionais, o The Police tocou no CBGB".


"Essa cena veio e se foi, e novos estilos de música surgiram em outros bairros, mas tenho boas recordações daqueles anos, empurrando nossos amplificadores e bateria pelas ruas do East Village, às 3:00 da manhã depois de tocar no CBGB. Numa noite, vimos Billy Joel filmar o vídeo de "Uptown Girl" em um posto de gasolina na Bowery, do outro lado da rua, em frente ao clube. Esses foram grandes momentos".


De Sérgio & Rafael para Richard X. HeymanMudança de estilo: Você já se sentiu inclinado a seguir uma certa moda, somente para obter sucesso comercial?


"Há um velho ditado que diz "nada se cria no vácuo." Eu não posso falar por outros compositores e músicos, mas eu acho que todo mundo é influenciado em algum grau com o que está acontecendo ao seu redor".


"É claro, as escolhas e preferências do que você gosta e admira são grandes fatores no resultado do processo criativo. Para mim, eu estava cercado pela música dos Beatles, Dylan, Stones, Byrds, Kinks, Motown, The Who, Beach Boys e muitos outros".


"Eu também ouvi um monte de musicais da Broadway e clássicos, bem como jazz antigos e novos, blues e R&B. Dito isso, eu creio nunca ter intencionalmente tentado entrar em alguma nova onda ou tendência só para faturar. Eu sempre escrevi e toquei música porque eu amo isso, especialmente a emoção que um conjunto de acordes e melodia pode evocar".



Cornerstone (official video)

Artista: Richard X. Heyman
Canção: Cornerstone (faixa 1)
Álbum: Cornerstone
Compositor: Richard X. Heyman
Ano: 1998
Selo: Permanent Press

Nenhum comentário:

Postar um comentário