terça-feira, 5 de julho de 2011

[Vídeo do Dias] BRUCE SPRINGSTEEN Brilliant Disguise

Brilliant Disguise, foi um dos dois singles de "Tunnel of Love", a canção entrou no Top 10 e o disco vendeu "somente" três milhões de cópias.

Apesar do sucesso, o álbum não era propriamente o que os fãs de Bruce esperavam. Três anos depois do estrondoso "Born In The U.S.A.", a levada mais acústica, lembrava o antecessor de "Born", o cultuado e dylanesco "Nebraska".

Confesso que ao comprar o álbum na época, não dei a atenção devida, talvez por tê-lo adquirido junto com outros cinco discos deste notável singer/songwriter americano, preferi dissecar as gravações da fase inicial. Então, o tempo passou e, eu não atravessei como deveria o "Túnel do Amor".

Outro dia me deparei com esta canção em questão, fiquei atônito, corri pra minha coleção a fim de encontrá-la, vasculha dali, vasculha daqui, até chegar ao álbum de 1987. Em seguida, tive outra surpresa: "Tunnel of Love" é perfeito! E realmente merece todo o seu status, vale lembrar, que, com ele, Bruce Springsteen ganhou o Grammy de 88, como melhor vocal masculino.

Sempre achei, que uma coleção de discos é para ser saboreada sem urgência, passam-se meses, anos e, em determinado momento você descobre uma pedra preciosa, intacta, te esperando pacientemente para proporcionar momentos mágicos.

O garoto que se deslumbrou aos sete anos de idade, assistindo uma apresentação de Elvis no Ed Sullivan Show, foi galgando o sucesso gradativamente. Primeiro, se consolidou como um grande artista nos anos 70. Gravou álbuns consistentes, sempre cercado de ótimos músicos, a E Street Band, ganhou respeito dos críticos, até atingir o mega-estrelato, com o hit bombástico de Born In The U.S.A.

Anos depois, em Brilliant Disguise, Bruce volta em crise afetiva. Na letra, ele revela seus segredos mais íntimos, mostra amargura, está apreensivo e desorientado, desconfiado, tudo pela indiferença da mulher amada. A situação inspira e aguça o talento descomunal que o artista possui no ofício de compor. Esta canção foi um presságio, dois anos depois, Bruce se separaria da atriz Julianne Phillips, numa época conturbada de sua vida pessoal.

Hoje, o "Chefe", vive na sua fazenda em Colts Neck, NJ, criando cavalos ao lado de sua esposa Patti Scialfa, que inclusive, faz parte da sua banda. Bruce e Patti se casaram logo após a separação polêmica citada acima.

Confiram agora, o vídeo da canção escolhida, ele é simples e direto, foi gravado num tiro só, sem edições ou cortes. As imagens em preto e branco, são captadas por uma câmera apenas, que lentamente vai fechando o foco, enquanto Bruce interpreta a música com seu carisma e garra habituais.

Então me diga o que eu vejo... Quando olho em seus olhos... É você realmente... Ou somente um ótimo disfarce?
Estou perdido na escuridão do nosso amor... Hoje à noite nossa cama está fria...
Deus tenha piedade do homem... Que duvida do que Ele tem certeza.



Artista: Bruce Springsteen
Canção: Brilliant Disguise (faixa 9)
Álbum: Tunnel of Love
Compositor: Bruce Springsteen
Ano: 1987
Selo: Columbia

Nenhum comentário:

Postar um comentário