sábado, 27 de agosto de 2011

[Vídeo do Dias] R.E.M. So. Central Rain

O punk já havia tomado de assalto o Reino Unido, o pós-punk também tinha se concretizado. Em paralelo o rock americano dava sua resposta, sempre com uma sonoridade influenciada nos anos 60. Foi assim na cena punk, com os Ramones ou com o Television, e na cena posterior, não foi diferente!

Enquanto, Echo & The Bunnymen, The Cure, Siouxsie, propagavam um som sombrio, hipnótico, sob uma densa neblina de fumaça, os yankees traziam de volta as guitarras rickembaker e melodias pop sessentistas, sem deixar de lado a crueza estética e o lema "faça-você-mesmo".

Um dos principais responsáveis foi o R.E.M., ao lado do The Windbreakers, Let´s Active, dB´s, The Connells, e de outro punhado de bandas, acabaram transformando o underground americano. O EP de estreia, e seus três primeiros álbuns são a definição exata deste estilo musical, denominado jangle-pop

Em sua primeira fase nos anos 80, o grupo da Geórgia, inspirou dezenas de grupos fantásticos que não obtiveram o sucesso merecido. O mesmo aconteceria na segunda fase, já na década de 90, quando exibiam uma som mais maduro, também fizeram despontar outra gama de grandes bandas alternativas.

O R.E.M. percorreu um longo caminho até chegar ao estrelato, a transição foi lenta e gradativa. "The One I Love" da era-Document abriu o caminho, Green de 1988 pavimentou, e a canção "Losing My Religion" sacramentou a relação da banda com o sucesso. A partir daí, Stipe-Buck-Mills-Berry seguiram elaborando canções pop perfeitas, sem inovações e sem cansar seus seguidores.

Vamos curtir um pouco da fase embrionária, assistindo uma apresentação para o "novato" David Lettermen em 1983, numa época mais amadora e recheada de cabelos armados. Num palco simples, os quatro garotos, encabulados, mostram garra e talento, dando mostras do que viria pela frente.

Sem luxo, mas com glamour e urgência, a primeira aparição na televisão do...

A...R...I...E...M...E !!!!


Artista: R.E.M.
Canção: So. Central Rain (faixa 3)
Álbum: Reckoning
Compositores: Berry / Buck / Mills / Stipe
Ano: 1984
Selo: I.R.S.

Nenhum comentário:

Postar um comentário