sábado, 27 de agosto de 2011

[Vídeo do Dias] R.E.M. So. Central Rain

O punk já havia tomado de assalto o Reino Unido, o pós-punk também tinha se concretizado. Em paralelo o rock americano dava sua resposta, sempre com uma sonoridade influenciada nos anos 60. Foi assim na cena punk, com os Ramones ou com o Television, e na cena posterior, não foi diferente!

Enquanto, Echo & The Bunnymen, The Cure, Siouxsie, propagavam um som sombrio, hipnótico, sob uma densa neblina de fumaça, os yankees traziam de volta as guitarras rickembaker e melodias pop sessentistas, sem deixar de lado a crueza estética e o lema "faça-você-mesmo".

Um dos principais responsáveis foi o R.E.M., ao lado do The Windbreakers, Let´s Active, dB´s, The Connells, e de outro punhado de bandas, acabaram transformando o underground americano. O EP de estreia, e seus três primeiros álbuns são a definição exata deste estilo musical, denominado jangle-pop

Em sua primeira fase nos anos 80, o grupo da Geórgia, inspirou dezenas de grupos fantásticos que não obtiveram o sucesso merecido. O mesmo aconteceria na segunda fase, já na década de 90, quando exibiam uma som mais maduro, também fizeram despontar outra gama de grandes bandas alternativas.

O R.E.M. percorreu um longo caminho até chegar ao estrelato, a transição foi lenta e gradativa. "The One I Love" da era-Document abriu o caminho, Green de 1988 pavimentou, e a canção "Losing My Religion" sacramentou a relação da banda com o sucesso. A partir daí, Stipe-Buck-Mills-Berry seguiram elaborando canções pop perfeitas, sem inovações e sem cansar seus seguidores.

Vamos curtir um pouco da fase embrionária, assistindo uma apresentação para o "novato" David Lettermen em 1983, numa época mais amadora e recheada de cabelos armados. Num palco simples, os quatro garotos, encabulados, mostram garra e talento, dando mostras do que viria pela frente.

Sem luxo, mas com glamour e urgência, a primeira aparição na televisão do...

A...R...I...E...M...E !!!!


Artista: R.E.M.
Canção: So. Central Rain (faixa 3)
Álbum: Reckoning
Compositores: Berry / Buck / Mills / Stipe
Ano: 1984
Selo: I.R.S.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

[Som do Dias] Programa #2


Programa: "Som do Dias" 
Rádio: Zbop
Edição: Número Dois
Data: 20/08/2011

BLOCO 1

O programa começa com um dos maiores gênios da música pop, Paul McCartney em uma faixa extraída do álbum Tug of War de 1982. Na sequência, selecionei quatro artistas com o timbre de voz muito semelhante ao do ex-beatle, com destaque para Owsley, ex-guitarrista da Amy Grant, deixou três grandes álbuns, falecendo em maio de 2010, aos 44 anos. Em seguida, o cantor e também grande responsável pela produção de inúmeros discos clássicos do rock, Todd Rundgren, para encerrar o bloco com os Beach Boys.

Paul McCartney The Pound Is Sinking
Willie Wisely She
Owsley Coming Up The Roses
Emitt Rhodes Live Till You Die
Raspberries Tonight
Scruffs My Mind
Todd Rundgren Couldn´t I Just Tell You
Beach Boys I Can Hear Music

Owsley

BLOCO 2

O The Cult abre o bloco, com um poderoso b-side da época do álbum Love, em seguida uma dobradinha de bandas irlandesas, o Levellers e o The Waterboys. Na sequência, o folk refinado do Fleet Foxes, Ed Kuepper, o ex-líder do The Saints, grande banda punk australiana, Pete Yorn exibe uma ótima canção do seu disco de estreia, seguem Goo Goo Dolls na sua melhor fase, e o Jim Basnight com sua banda seminal dos anos 80.

The Cult Little Face
Levellers Four Winds
The Waterboys Fisherman´s Blues
Fleet Foxes White Winter Hymnal
Ed Kuepper If I Had a Tichet
Pete Yorn Strange Condition
Goo Goo Dolls Girl Right Next To Me
Jim Basnight And The Moberlys Lose Me


BLOCO 3

Creedence e o rock sulista do Ozark, abrem caminho para a sutileza do America, depois Stevie Nicks chega com uma linda balada. Em seguida, foi a vez do sensacional Tommy Keene, depois, o estilo jangle-pop toma conta do bloco, capitaneadas por dois ícones da cena, o REM e o Windbreakers, além do obscuro Ups & Downs, grupo australiano da metade dos anos 80..

Creedence Clearwater Revival Green River
The Ozark Mountain Daredevills If You Want To Get To Heaven
America Head And Heart
Fleetwood Mac Landslide
Tommy Keene My Mother Looked Like Marllyn Monroe
Windbreakers Changeless
REM Carnival of Sorts
Ups & Downs In The Shadows

Tim Lee e Bobby Stliff do Windbreakers

BLOCO 4

Para encerrar, selecionei bandas com influências claras dos Beatles, com destaque para o The Ruttles, banda que faz paródia dos Fab Four, liderada por Eric Idle, do grupo inglês teatral e cinematográfico Monthy Phyton. Depois dois integrantes do Stealers Wheel, Gerry Rafferty e Joe Egan, que chegaram a fazer sucesso por aqui na época. E no final duas canções com voz e violão, o gênio Pete Ham do Badfinger e Scott McCarl, ex-baixista dos Raspberries.

Utopia I Just Want To Touch You
The Pleasers Troublemaker
The Rutles Lonely-Phobia
The Spongetones Lana-Nana
The Telepathic Butterflies Four Leaf Clover
Gerry Rafferty New Street Blues
Joe Egan Back On The Road
Pete Ham No Matter What (acoustic)
Scott McCarl Don´t Make Me Sad

Como Ouvir: Basta se conectar na http://zboponline.blogspot.com/

Sábado19h às 21h
Segunda-feira: 22h à meia-noite (reprise)

Produção e Apresentação: Sérgio Dias
Edição: Sérgio Torres

Apoio: Contabilidade LVD, Royal Turismo, D´Ascola Uniformes Especiais, Despachante Fragoso e Pezzo Restaurante & Pizzaria.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

[Som do Dias] Programa #1

Programa: "Som do Dias" 
Rádio: Zbop
Edição: Número Um
Data: 13/08/2011


BLOCO 1 (ouça ao lado)

Este bloco abriu com o The Who, uma banda que exemplifica bem o espírito deste programa, que mescla o artista consagrado com o cultuado. A banda de Pete Towshend e Roger Daltrey, era idolatrada nos guetos de Londres e após a Ópera Rock Tommy, se tornou um super-grupo.

Em seguida, toquei o The Move, embrião do Electric Light Orchestra, depois, The Posies e Blow Up (aqui de Santos) exibiram duas covers do fantásticas do The Zombies. Os australianos DM3 e Hoodoo Gurus incendiaram o bloco, que ainda teve o bad-boy emergente ao estrelato Ryan Adams e o ex-líder dos Replacements, Paul Westerberg.

The Who Substitute
The Move Lightning Strikes Never Twice
The Posies Leave Me Be
Blow Up Time of The Season
DM3 Show You
Hoodoo Gurus Out That Door
Ryan Adams Anybody Wanna Take Me Home
Paul Westerberg Knockin´ On  Mine

The Zombies


BLOCO 2

O bloco se inicia com um artista pouco conhecido por aqui, a não ser pela sua participação no filme La Bamba. Marshall Crenshaw, o nome em questão, viveu o personagem de Buddy Holly, que morre naquele trágico acidente junto com Ritchie Vallens e Big Bopper.

Outro destaque foi a dobradinha Lloyd Cole-Camera Obscura, onde Tracyanne Campbell - líder e compositora do Camera - que atravessava um momento deprê depois de ter se separado do namorado, responde à música do Lloyd Cole, em que ele pergunta: Você está pronta para ser um "coração partido"?

Marshall Crenshaw Television Light
Tom Petty & The Heartbreakers Deliver Me
Joe Jackson On The Radio
Elvis Costello & The Attractions Watching The Detectives
Lloyd Cole & The Commotions Are You Ready To Be A Heartbroken?
Camera Obscura Lloyd, I´m You Ready To Be A Heartbroken
Morrissey Why Find Out For Yourself
Teenage Fanclub Sometimes I Don´t Need To Believe In Anything
The Radio Dept. Never Follow Suit



BLOCO 3

Esta sequência começa com uma parede sonora imposta pelo Ride, um dos ícones do estilo dreampop, depois o Stills e o Editors exibem uma sonoridade que está num ponto entre o Joy Division e o U2. O bloco termina com três grandes nomes do rock inglês: Elton John, Badfinger, e o Bad Company, homenageando Jimi Hendrix.

Ride Unfamilliar
The Stills Lola Stars And Stripers
Editors The Racing Rats
Elton John Tiny Dancer
Badfinger Baby Blue
Bad Company Shooting Star

Badfinger


BLOCO 4

Esta última parte do programa tem início com a presença de quatro grandes nomes da cena californiana dos anos 70, Neil Young, Graham Nash, James Taylor e Jackson Browne. Depois aparecem quatro artistas da nova geração do estilo alt-country: Josh Rouse, Old 97´s, Drive-By Truckers e o Whiskeytown (banda incial de Ryan Adams).

Neil Young Tell Me Way
Graham Nash Military Madness
James Taylor Fire & Rain
Jackson Browne These Days
Josh Rouse Winter In The Hamptons
Old 97´s Design On You
Jackson Browne Take It Easy
Drive-By Truckers Gravity´s Gone
Whikeytown Excuse Me While I Break My Own Heart Tonight (acoustic version)

Como Ouvir: Basta se conectar na http://zboponline.blogspot.com/

Sábado: 19h às 21h
Segunda-feira: 22h à meia-noite (reprise)

Produção e Apresentação: Sérgio Dias
Edição: Sérgio Torres

Apoio: Contabilidade LVD, Royal Turismo, D´Ascola Uniformes Especiais, Despachante Fragoso e Pezzo Restaurante & Pizzaria.

* EM BREVE ESTARÁ DISPONÍVEL 
ÁUDIO DO PROGRAMA NA ÍNTEGRA 

terça-feira, 16 de agosto de 2011

[Vídeo do Dias] The KING Whole Lotta Rosie

Há trinta e quatro anos atrás, o rock´n roll perdia Elvis Presley. Não vale aqui contar sua história, ou fazer citações que são ditas em cada esquina, como, a de que até hoje, ele ainda é o maior vendedor de discos do planeta.

Elvis foi sem dúvida a grande influência para a geração seguinte, capitaneada pelo garotos de Liverpool, e merece toda esta idolatria que persiste até hoje.

Para homenageá-lo nesta data, trago um carteiro nascido em Belfast, casado e pai de cinco filhos, que poderia ser apenas mais um dos milhares de imitadores do "Rei do Rock" espalhados pelo mundo.

Jim Brown, sob o pseudônimo de The King, conseguiu se diferenciar, dono de uma habilidade incrível, e uma voz extremamente similar a de Elvis, este cidadão teve uma sacada genial: gravou um álbum, com sucessos de artistas variados, que tenham falecido, cantando como se fosse o astro interpretando às canções.

No set-list estão presentes: Nirvana, Bob Marley, AC/DC, John Lennon, T. Rex, Marvin Gaye, Otis Redding, Janis Joplin, Jimi Hendrix, Frank Sinatra, entre outros.

As apresentações de Jim, num primeiro momento soam engraçadas, mas com o decorrer, te fazem sentir, que realmente esta seria a forma que Elvis interpretaria estas canções. Certa vez, quando questionado se o Rei gostaria do seu trabalho, Jim declarou: "Elvis mesmo tinha um sentido muito maluco de humor. Seu programa de TV favorito era Monty Python, então eu acho que ele teria gostado deste registro".

Veja o vídeo abaixo, e se surpreenda!!!

Com vocês: Elvis Presley, ou melhor, The King, em "Whole Lotta Rosie" do AC/DC.



Artista: The King
Canção: Whole Lotta Rosie (faixa 4)
Álbum: Gravelands
Compositores: Angus Young, Bon Scott e Malcolm Young
Ano: 1998
Selo: EMI

domingo, 14 de agosto de 2011

[Vídeo do Dias] CAT STEVENS Father And Son

Nesta data tão especial, o Dia dos Pais, separei um vídeo de um grande singer/songwriter britânico, onde através da música, ele faz uma bela reflexão sobre os conflitos entre pais e filhos. "Father And Son", faz parte do álbum Tea For The Tillerman, que o levou à se tornar uma estrela do rock na época.

Pouco tempo depois, em 1973, por problemas fiscais, Cat mudou para o Brasil, onde permaneceu por um ano. Em 1977, gravou seu último disco como Cat Stevens, se convertendo ao Islamismo. Doou tudo que possuía para casas de caridades, se casou de forma arranjada, fundou escolas muçulmanas e mudou o nome para Yusuf Islam.

Depois de um silêncio de 30 anos, e ser banido das paradas americanas e da Europa, Stevens ou Islam, retornou à música gravando o álbum An Other Cup. Hoje, ele reside em Londres, mas passa um bom tempo do ano em Dubai. Suas atividades, têm sempre o propósito de ajudar orgãos relacionados a conflitos e catástrofes.

Com vocês uma bela homenagem (traduzida), neste dia, que só quem é pai sabe o quão é importante.

FELIZ DIA DOS PAIS !!!



Artista: Cat Stevens
Canção: Father And Son (faixa 10)
Álbum: Tea For The Tillerman 
Compositores: Stevens / Mussay
Ano: 1970
Selo: A&M

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

[Dica do Dias] "Som do Dias" agora na rádio Zbop

http://zboponline.blogspot.com/
Neste sábado a partir das 19h, estreia o programa "Som do Dias" pela rádio Zbop.

Serão duas horas de boa música, na mesma linha deste blog, ou seja, vou exibir o que foi feito de melhor desde a década de 60 até os dias de hoje.

Vai ter bastante Classic Rock, Power Pop, Soft Rock, Country Rock, Rock Progressivo, Australiano, Britsh Pop, e muito mais. Artistas consagrados ao lado de obscuridades deliciosas, sempre mantendo uma qualidade diferenciada.

O programa irá ao ar todos os sábados das 19h às 21h, e será reprisado às segundas-feiras das 22h à meia-noite. O "Som do Dias" conta com o apoio dos seguintes patrocinadores: Royal Turismo, D´Ascola Uniformes Profissionais, Despachante Fragoso, Contabilidade LVD e Pezzo Restaurante & Pizzaria.

Para ouvir, basta entrar na  Zbop e deixar o som rolar enquanto navega.

Conto com a audiência de todos vocês!!!

domingo, 7 de agosto de 2011

[Vídeo do Dias] Hotel California - L.A.: From The BYRDS To The EAGLES

Em 2007, a BBC Channel 4, apresentou um documentário sobre uma das mais belas cenas musicais já surgidas, a Californian Country Rock.

Na metade da década de 60, Los Angeles, até então considerada apenas a capital do cinema mundial, presenciava o aparecimento de talentosos cantores/compositores, que transformariam a metrópole, na capital do rock.

Tudo começou com os Byrds, que em 1965 resolveram eletrificar, da sua maneira, as fabulosas composições de Bob Dylan. O DNA de "Mr. Tambourine Man" trazia todas as informações necessárias. O som era ligeiramente country, mas era rock, tinha leveza e harmonia, mas continha acidez, os arranjos eram simples, mas ao mesmo tempo direto... direto pro coração!

The Byrds
O lugar paradisíaco geograficamente aproximava o mar ao campo, o surf pela manhã, o rodeio à noite. Este contraste refletiu diretamente na sonoridade única que estava por vir. A perfeição harmônica, com vocais em três partes, a leveza do violão dosado com o peso guitarra, foi simbolizada com a união de David Crosby, Stephen Stills e Graham Nash.


Crosby, Stills and Nash
Ao mesmo tempo, artistas ímpares como: Neil Young, Joni Mitchell, James Taylor, Jackson Browne, J. D. Souther e Carole King, expressavam com simplicidade canções fantásticas a base de voz, violão e piano, libertando uma geração hippie, reprimida até então.


Jackson Browne
O período mágico durou praticamente dez anos, e não poderia ter um final tão formidável. O Eagles catalizou tudo, colocou sua energia e inspiração para criar uma das mais belas canções, a arrebatadora "Hotel California", um resumo genial de uma Era de Ouro.


Eagles
Abaixo, selecionei o documentário da BBC na íntegra, dividido em sete partes. Você terá uma ideia de como era a atmosfera da época, como a cidade monopolizou estes artistas, o envolvimento deles com as drogas e com as groupies . Verá a importância de David Geffen na indústria dos negócios que envolviam contratos, gravadora e descobrimento de talentos.


David Geffen
Conhecerá as montanhas bucólicas de Laurel Canyon, que inspiraram estes jovens. Verá também, como era a famosa Sunset Strip na época, o Troubador, onde todos fizeram apresentações históricas. O documentário é recheado de imagens raras e depoimentos de pessoas importantes na cena. Imperdível !!!


continuação: parte 2parte 3parte 4parte 5parte 6 e parte 7

Abaixo, separei quatro músicas na íntegra, que estão presentes no documentário:






Título: Hotel California - L.A.: From The Byrds To The Eagles
Direção: Chris Wilson
Produção: Holly Murray e Mark Cooper
Texto: Barney Hoskyns
Narração: Mark Strong
Ano: 2007
Selo: BBC


DepoimentosDavid Crosby, Graham Nash, JD Souther, Bernie Leadon, Bonnie Raitt, Andrew Gold, Mark Volman, Van Dyke Parks, David Geffen, Jac Holzman, Ron Stone, Peter Asher, Henry Diltz, Pamela Des Barres e Ned Doheny.

Canções incidentais:
  1. The Byrds — Mr Tambourine Man
  2. The Byrds — So You Want To Be A Rock 'n' Roll Star
  3. Stephen Stills — You Can't Catch Me
  4. Neil Young — Out On The Weekend
  5. Buffalo Springfield — Hot Dusty Roads
  6. Buffalo Springfield — For What It's Worth
  7. Judy Collins — Both Sides Now
  8. Joni Mitchell — Night In The City
  9. The Hollies — Just One Look
  10. Crosby, Stills & NashMarrakesh Express
  11. Crosby, Stills & Nash — You Don't Have To Cry
  12. Crosby, Stills & Nash — Our House
  13. Neil Young — Cinnamon Girl
  14. Crosby, Stills, Nash & Young — Suite Judy Blue Eyes
  15. Crosby, Stills & Nash — Guinnevere
  16. Neil Young — The Loner
  17. Neil Young — Roll Another Number For The Road
  18. Joni MitchellWoodstock
  19. Neil Young — Revolution Blues
  20. Ry CooderPowis Square
  21. Joni Mitchell — All I Want
  22. Joni Mitchell — Blue
  23. Neil Young — Heart Of Gold
  24. Neil Young — Tonight's The Night
  25. Neil Young — After The Goldrush
  26. James Taylor — Something In The Way She Moves
  27. James Taylor — Sweet Baby James
  28. James Taylor — Fire And Rain
  29. Carole King — So Far Away
  30. Jackson Browne Jamaica Say You Will
  31. Jackson Browne — These Days
  32. Jackson Browne — Doctor My Eyes
  33. J.D. Souther — How Long
  34. Little Feat — Forty Four Blues
  35. The Flying Burrito Brothers — Hot Burrito No.1
  36. Linda Ronstadt — Willin'
  37. Eagles — Early Bird
  38. Eagles — Witchy Woman
  39. Eagles — Take It Easy
  40. J.D. Souther — Doolin Dalton
  41. Eagles — Outlaw Man
  42. Eagles — Desperado
  43. Eagles — Life In The Fast Lane
  44. Crosby, Stills, Nash & Young — Teach Your Children
  45. Jackson Browne — Cocaine
  46. Eagles — Hotel California
  47. Neil Young — Hey Hey My My

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

[Dica do Dias] Domingo especial para colecionadores de LPs


Acontece neste próximo domingo na capital, a segunda feira de discos de vinil no Paribar Gastronomia Boêmia.

O evento cultural vai reunir cerca de 30 lojistas especializados e centenas de aficionados do atraente mundo dos LPs.

Quem comparecer, com certeza encontrará itens raros, e ofertas de discos a preços camaradas, além dos petiscos especiais da casa.

Nesta edição, estarão presentes as tradicionais lojas do centro de São Paulo, como a Velvet e a Big Papa, com seus já famosos discos importados a dedo da Inglaterra e dos Estados Unidos, respectivamente.

Aqui de Santos, já garantiram presença: a Blaster, conhecida pela qualidade e bom gosto do seu catálogo, que incluirá muito Rock Clássico, Hard Rock e raridades da MPB, e a Sound Of Fish, que se destaca pelos seus LPs pictures fantásticos.

O bazar começa às 10 horas da manhã e se estende até às 18. O endereço é: Praça Dom José Gaspar, 42 – Centro - São Paulo (próximo às estações República e Anhangabaú do Metrô) e a entrada é gratuita.